Olaria e Figurado

Arlindo fagundes jornal minho

Arlindo Fagundes (1945-2025)

Artista plástico, ceramista, ilustrador, autor de banda desenhada

Ovar

Arlindo Fagundes, o ilustrador ceramista.

20231121_120621 20231121_120642

Arlindo Terra Fagundes nasceu em 3 de junho de 1945, em Ovar, foi artista plástico mas também ceramista, realizador de cinema, ilustrador e uma referencia da banda desenhada e do cartoon.
Ficou muito conhecido pelas ilustrações da história “Uma Aventura…” de Isabel Alçada (1950) e Ana Maria Magalhães (1946) editados pela Editorial Caminho.
Viveu em Paris entre 1967 e 1974, na altura da ditadura. Após o 25 de Abril, instala-se em em Prado (Vila Verde),  onde inicia a atividade de ceramista, criando uma galeria de papudos bonecos, de expressão nacional e regional.
Os seus bonecos foram diversificados e incluíram: o juiz, o polícia de choque, o estudante de Coimbra, o escuteiro, o bispo "brasileiro", o arcebispo, o padre, a freira, a sopeira, o árbitro, equipas completas de futebol de vários clubes, o jogador de rugby ou mesmo um presépio.
A primeira vez que tivemos contato com estas figuras de barro branco, cozido, foi em casa de uma amiga em Lisboa. Estranhámos estarem assinadas com Prado, o que me conduziu a questionar a minha amiga se as obras tinham sido adquiridas no Museu do Prado, em Madrid. Afinal de contas as obras tinham sido encontradas numa loja em Lisboa, nos anos 90.

Mais tarde, descobrimos que afinal as obras eram elaboradas na Olaria Prado, razão pela qual as suas obras estão assinadas com "Prado", nome da olaria, atualmente extinta.

Arlindo Fagundes em 1987 recebeu o 1º premio de design Artesanal de Vila Nova da Cerveira.
Numa exposição coletiva de 2015, na cidade de Ovar, apresentou três ilustrações com o tema os marinheiros, um presépio, e igualmente as famosas figuras de barro branco cozido, assinadas Olaria Ágata. Salienta-se ainda na exposição a obra “Jogo de Xadrez” que tinha sido apresentada em público em 1984.
São também estes irónicos bonecos de barro que contribuem para que a sua obra esteja presente em diferentes vertentes.
A sua cerâmica e as suas ícones figuras estão representada no Museu de Olaria de Barcelos e em coleções privadas.

Arlindo Fagundes morreu no dia 9 de janeiro de 2025, tinha 79 anos.
Assinatura das obras: AGATA, Prado.

Foto do artista : Jornal o Minho