


Marco Ferreira, cujo nome artístico é Azoriano, nasceu na ilha de São Miguel, Açores em 1980.
Marco formou-se em Escultura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e é mestre em Design de Produto pela Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha.
Após ter terminado o curso técnico em cerâmica e vidro no Centro de Formação Profissional Cencal encontrou na cerâmica, a sua forma de expressão e criatividade.
Fascinado pelas propriedades da argila e pelos efeitos dos esmaltes, Azoriano inspirou-se no imaginário ancestral e fantástico presente na imagética medieval e nos barristas de Barcelos, e em particular no mundo Rosa Ramalho, onde se propõe dar continuidade aos tradicionais bestiários dessa era.
Azoriano explora ainda temas mitológicos, utilizando figuras monstruosas para revelar a essência da natureza humana. A suas obras provocam curiosidade e fascínio, permitindo ao espectador refletir sobre o que define algo como monstruoso.
Azoriano cria um "universo de impulsos inconscientes" que incorpora desordem, confusão, absurdo e anormalidade, características que mantêm os monstros e a explosão da cor na periferia da humanidade.
Em 2023, teve alguns trabalhos expostos em Algarve Design Meeting.
Os seus trabalhos podem também ser vistos no instagram: azorianocraftmaker
Referências : informação e créditos fotográficos do artista e do boneco em construção , cedida pelo próprio.