Carlos Dias e as miniaturas em grés.
Carlos Alberto Coelho Dias, conhecido por Carlos Dias, nasceu em 6 de janeiro de 1967 na freguesia de Galegos de S. Martinho.
Carlos Dias, assim como os irmãos, lidaram cedo com o barro, pois a sua mãe Maria de Céu Faria Coelho já cresceu no meio criando o figurado característico da região: assobios, pitos, figuradas do campo.
Carlos Dias vive e tem o seu atelier, em São Veríssimo no concelho de Barcelos.
Trabalhou alguns anos na indústria da cerâmica. Passou pela Magrou, Infante e Lusa Épica. Quando Lusa Épica encerra começa a criar as suas próprias obras. Numa fase inicial criou motivos florais, mas posteriormente vem a criar presépios, figuras religiosas, ceias, mulheres do campo e minhotas.
As suas peças são em grés e porcelana. Aprecia especialmente tirar partido dos contrastes que o barro proporciona.
Valoriza a vida familiar e a harmonia.
Atualmente a sua obra distingue-se pela criação de miniaturas minimalistas onde encontramos rostos indefinidos, mas sóbrios.
A exposição Da tradição à inovação: os novos rumos do figurado de Barcelos realizada em 2021/2022 no Museu da Olaria, em Barcelos incluiu o artista Carlos Dias.
AInda em 2022, Carlos Dias e Daniel Alonso a "Festa de la Ceràmica” y la “Cavalcada de la Ceràmica”, em Manises, Valência, Espanha, a participarem na construção de um mural comemorativo da cidade criativa da UNESCO, juntamente com outros artistas da cerâmica de várias partes do mundo.
Salientamos que costuma participar em algumas feiras de artesanato, nomeadamente na Feira Internacional de Lisboa, Barcelos, Mealhada, Vila Franca de Xira.
Laços familiares com artesãos: primo dos irmãos Mistérios, irmã da Conceição Dias.
Assinatura das obras: Dias
Referencias:
Catalogo da Exposição : Da tradição à Inovação: os novos rumos do figurado de Barcelos, Museu da Olaria (6 de Novembro de 2021 a 30 de Junho de 2022)

