Maria da Conceição Alves Fernandes, mais conhecida por Conceição Sapateiro, nasceu em Galegos Santa Maria a 2 de Março de 1952, na freguesia de Galegos de Santa Maria.
Filha de um sapateiro e da barrista Lurdes Vigo, Conceição Sapateiro começou a trabalhar no barro desde criança. Depois de casar, com 23 anos, foi trabalhar para a Galiza (Espanha) em fábricas de cerâmica. 20 anos depois, com 43 anos, regressa a Portugal e vai viver em Areias de S. Vicente, Barcelos
Faz figurado pintado/vidrado, mistura de tradições diferentes. As suas figuras representam personagens populares, nas quais se misturam traços pertencentes a mundos distintos. As peças são muito diversas: presépios, Santos Populares, ceias e profissões são de cores variadas, mas os verdes e os azuis predominam, evidenciando contrastes que derivam do imaginário da artesã.
O seu marido, Joaquim Vitor Oliveira, nascido igualmente no seio de uma família barrista, contribui na sua construção e, juntos, combinam os vidrados de Areias S. Vicente com os pintados garridos da Galiza numa mescla que os caracteriza numa identidade muito própria.
Referencias:
O real e o imaginário, Memória e identidade no Figurado de Barcelos (2014), Edição do Museu da Olaria de Barcelos.


