Domingos Francisco nasceu a 5 de Maio de 2008 e vive na Varzea, em Barcelos
Desde criança que apreciava ir a feiras e olhar a "louça" que diferentes artesãos faziam.
Acabou o 10º ano e é aluno de música de trombone no Conservatório Calouste Gulbenkian de Braga.
Quando tentamos saber como começou a fazer figurado de barro refere-nos que um dia entrou na loja dos Artesãos do Galo em Barcelos para mostrar ao Sr. Pimenta algumas criações que tinha feito.
O Sr. Pimenta apercebeu-se que o jovem tinha potencial e apresentou-o à Rosa Portela para esta artesã o integrasse melhor nos princípios básicos e técnicas do barro.
A partir daí faz várias peças e estreia-se em 2023 no stand dos Artesãos do Galo, na Feira Anual de Artesanato de Barcelos.
Domingos "gosta de fazer animais, diabos, santos e as figuras sobrenaturais que ao que parecem , vagueiam pelos outeiros, vales, encruzilhadas e mesmo nos rios de Barcelos. Por isso, já teve a preocupação de representar o Mafarrico, o Corredor e o Xota Diabos".
Enquanto artista do figurado tem noção que deve usar e abusar da imaginação, mas sabe o figurado tem toda uma origem, história, e é por isso que tem permitido que se chegue aos nossos dias como forma de expressão popular, por isso gosto de realizar obras que remetem para as origens do figurado como brinquedo, é o caso das choca w dos apito.
Já participou em alguns eventos: Barlos 2023 e Feira de Artesanato de Barcelos
Assinatura das obras: DF

