Eduardo Manuel de Medeiros nasceu na freguesia de São Roque na Ilha de São Miguel, Açores., sendo que atualmente continua a viver na ilha , mas na freguesia do Livramento.
Eduardo Medeiros foi bancário de profissão, depois da reforma, em 2002, começou a fazer miniaturas de barro.
Eduardo Medeiros gosta de fazer as figuras da Procissão do Senhor de Santo Cristo, miniaturas para o Presépio de "lapinha", uma arte cultural secular ( século XVI) que existe na ilha de São Miguel. Esta tradição remonta à fixação da Ordem dos Franciscanos na ilha.
Na conversa que tivemos oportunidade de ter com ele referiu-nos que foi incentivado pela sua mulher, Maria Conceição Medeiros, conhecida por Nonina, para construir estas miniaturas. A mulher que por sua vez, faz trabalhos em patchwork, referiu-nos que era importante ocupar o tempo do marido.
Eduardo Medeiros demora cerca de 1h 30m a fazer cada miniatura. O boneco tem de ficar bem seco o que nem sempre é fácil na ilha. As miniaturas depois são cozidas numa mufla a 960º. Por fim, são pintadas com tinta acrílica.
As miniaturas têm cerca de 3/4 centímetros de altura, e totalmente moldadas à mão, o que requer uma grande minúcia para lhes conseguir dar forma.
Estas miniaturas são normalmente adquiridas para os micaelenses fazerem os seus presépios de lapinha. Os presépios de lapinha são depois resguardados no interior de uma redoma ou até mesmo em pequenas caixas de vidro para serem facilmente expostos onde se poderão ser apreciados estas pequenas miniaturas de barro.
Eduardo Medeiros já deve ter criado mais de 15 mil peças.
Assinatura da obras: Eduardo Medeiros (carimbo).
Referências:
