Olaria e Figurado

fernando baraça

Fernando Baraça (1943)

Oleiro, figurado de barro

Galegos de Santa Maria, Barcelos

Fernando Gonçalves Pereira, mais conhecido por Fernando Baraça, nasceu a 15 de janeiro de 1943, em Santo Amaro, na freguesia de Galegos Santa Maria, Barcelos.

É neto Lucinda Gonçalo Macedo e filho de artesãos conceituados: Manuel Pereira – oleiro-rodista e de Ana Gonçalves, conhecida apenas por Ana Baraça. Foi deles que herdou o ofício e o gosto para a modelação do barro. desde pequenino.

Da mãe herdou o gosto pelas peças ligadas à agricultura e pecuária: carros de bois, trabalhos do campo, lavradores, arados, etc.

Fernando Baraça começou também a trabalhar à roda, até porque, como explica, hoje muitas peças necessitam e ficam mais ricas se feitas à roda.

O barrista conseguiu passar aos seus três filhos o legado que tinha recebido dos seus pais: o amor e a inspiração para um ofício que tem passado de geração em geração.

Os seus maiores êxitos e paixão são os Coretos e as Bandas de música. Foi a mãe que o incentivou a fazer o primeiro Coreto. A peça saiu muito bonita e vendeu bem, de tal forma que hoje haverá coretos assinados por Fernando um pouco por todo o país e muitos deles no estrangeiro.

Laços familiares: Lucinda Gonçalo Macedo teve duas filhas artesãs, Ana Baraça e Maria Miranda Arantes, assim Fernando é primo direito da Teresa e do Manuel Macedo.