Figurando de Barcelos, Família Macedo
Manuel Gonçalves Macedo, conhecido por Manuel Macedo, nasceu na freguesia de Galegos Santa Maria, concelho de Barcelos, em 1950.
Manuel é filho de barrista e de artesãos oleiros-rodistas. Desde muito novo esteve rodeado de barro, quer ele , quer os seus oito irmãos que ajudavam os pais e faziam variadíssimas feiras.
Manuel Macedo vive em Galegos Santa Maria em Barcelos, há mais de 20 anos. Macedo é um artesão que cria e dá vida às suas peças de personagens em barro. Obras inspiradas nos segredos da Família onde teve o seu percurso e cria peças garridas e muito vistosas, transmitindo aspetos do quotidiano e imagens do ambiente rural que o rodeia.
Manuel Macedo chegou a ter uma empresa onde fabricava peças de molde que vendia posteriormente nas feiras.
“A obra de Manuel Macedo é um bom exemplo da capacidade de inovar e evoluir, sem desvirtuar a génese cultural desta arte. A expressividade das suas peças e a coloração que lhe imprime fez com que rapidamente ganhasse um espaço muito próprio no contexto dos figuristas do artesanato de Barcelos. O rigor na modelação e a excelência na pintura distinguem os seus trabalhos que são uma forma de inovação no figurado, isto apesar de respeitar as temáticas tradicionais como a religião, os Santos Populares, o mundo rural, o quotidiano, as profissões, etc.”
Macedo é um dos artesãos que melhor souberam reinterpretar o Figurado de Barcelos e as suas minhotas.
Aprecia especialmente criar minhotas e minhotos, cenas da vida rural e do quotidiano, incluindo lavradores.
Laços familiares: Teresa Macedo é sua irmã e foi igualmente artesã. A Teresa era a mãe da Cecília e do João Macedo, também artesãos. Assim se explica, porque se ouve tantas vezes que a Cecília era a sobrinha do Macedo.
Assinatura das obras: Macedo
Referencias: O real e o imaginário, Memória e identidade no Figurado de Barcelos (2014), Edição do Museu da Olaria de Barcelos.


