Felismina Faria da Silva, cujo nome artístico é Mina Gallos, nasceu em Tamel São Veríssimo, Barcelos, no dia 28 de Março de 1966.
Aos 11 anos começou a trabalhar na empresa de cerâmica Galante, que se dedicava ao figurado de molde. Nesta empresa fabricou e pintou peças. Esteve nesta empresa durante alguns anos, tendo passado posteriormente pela Cerâmica Magrou.
Aos 17 anos vai trabalhar para a empresa de Francisco Costa Pinto, que se dedica ao fabrico de porcelanas.
Mina entusiasma-se com a perfeição da porcelana e admite que os temas mitológicos e do imaginário do "bestiário" são uma grande fonte de inspiração para apreciar e dar asas à sua imaginação no mundo de seres monstruosos.
Entre 23 de abril a 05 de julho de 2022 a Torre Medieval de Barcelos promove a exposição sobre “o mundo colorido de Mina Gallos 2022, que é fucral para a maior parte das pessoas se aperceberem do trabalho da artista.
Atualmente Mina Gallos tem o seu atelier Couto de Manhente / Barcelos e é aí que as figuras do domínio fantástico: feras e demónios convivem com as perfeições e o rigor das porcelanas.
Mina Gallos, com um grande sorriso, refere que gosta de estar sempre a imaginar o que vai criar a seguir, tendo em conta que sabe que tem uma imaginação muito fértil e produtiva. E provavelmente porque tem espaço para os seus monstros habitarem Barcelos e algumas casas.
Mina Gallos faz algumas feiras para dar a conhecer a sua obras, nomeadamente Feira internacional de Lisboa (FIL) e este ano ainda estará na Feira de Artesanato de Vila do Conde e na Feira de Artesanato de Barcelos.
Assinatura das obras: MG


