Olaria e Figurado

20240702_155513

Rogério Abreu (1967)

Escultor, pintor, ceramista, gravador

Torres Vedras
20240414_122521

Rogério Manuel Dias Abreu, artista plástico (escultor, pintor, ceramista, gravador), mais conhecido por Rogério Abreu, nasceu em Freiria, Torres Vedras, 1967.

Desde muito jovem desenvolveu o gosto pelas artes. Aos 11 anos construiu a sua primeira roda de oleiro e iniciou-se na pintura a óleo um pouco antes, guarda ainda algumas delas com muito carinho e orgulho, outras estão nas escolas por onde passou ou em coleções particulares.

Em 2002, com 35 anos decide dedicar-se em exclusivo ao mundo das artes. Tendo como escultor a atividade principal (assim a vida o entendeu), trabalha em diferentes pedras, nomeadamente mármore, basalto, granito, etc. Mas igualmente em outros materiais como madeira, barro, aço, ferro e alumínio, nomeadamente. Tendo a figuração como base quase sempre presente o seu trabalho assenta numa busca da simplificação da mesma.

Em setembro de 2014, o Museu Municipal de Santa Rocha e Centro de Espetáculos da Figueira da Foz realiza uma exposição designada da Luz à forma.

“ El motivo dominante en su trabajo es la figura humana, aunque también presenta una esculturas sobre toros, realizadas en mármol negro, de una gran simplificación -se queda con la esencia significante de las formas- , despojándolas de lo anecdótico y situándolas en los límites de la abstracción.” Cerdá, Rafael in catálogo “Rogério Abreu- Esculturas – Figueira da Foz 2014”

Tem participado em várias exposições quer coletivas quer individuais. Esteve várias vezes com exposições em Espanha, nas cidades de Málaga, Sevilha, Linares e Vitória, mas igualmente na Suíça e em França.

Tem obra publica, localizada em vários locais, nomeadamente em Belmonte (monumento à costureira), Mêda (monumento ao combate), Manteigas, Torres Vedras e obras espalhadas pelos vários continentes.

Em 2023 é inaugurada em Lisboa, a escultura Heróis da Pandemia, no passeio do Carmo, em Belém promovida pela Ordem dos Médicos, no intuito de ficar para memória futura a homenagem aos médicos que enfrentaram o Covid19.

Assinatura das obras: Abreu

Referencias:

Rogério Abreu - trabalhos do escultor

Gazeta das Caldas - Rogério Abreu

Homenagem ao Heróis da Pandemia

da Luz , a forma, 2014 , Catalogo da exposição, Figueira da Foz

20240413_151803 2023-04-23 17.47.10