Sacha Vorontsova Kuul, mais conhecida por Sacha Kuul, é oriunda da Guarda, mas nasceu em Istambul, na Turquia em 1961.
Vive na Serra d´Arga, distrito de Viana de Castelo, com os seus 12 gatos, 2 cães e o seu mundo.
Criou uma marca que designou KUUL Portugal - Esculturas em papel.
A sua obra é feita em pasta de papel e inspira-se na arte sacra de cariz popular portuguesa, interligada com a cultura minhota.
As suas esculturas de papel são minuciosas e detalhadas, sendo que as suas minhotas e alminhas têm lugar de destaque.
Sacha Kuul gosta de aceitar desafios, onde recria obras únicas e admite que consegue fazer vários tipos de obras e aceita igualmente que lhe sugiram temas diversificados.
Em 2018, foi impulsionadora da criação do Coletivo 18. Neste âmbito, este grupo fez várias exposições temáticas, em locais místicos, Museu da Maia, convento de Mafra, Igreja de Misericórdia no Porto.
Sacha gosta especialmente de fazer a Feira de Artes em Évora, a Feira de Artesanato de Vila do Conde, A Feira de Vila Franca de Xira, feiras essas que têm grande destaque no panorama português.
Em 2017 recebeu o 2º premio pela criação de um Santo António e em 2022, em plena guerra na Ucránia, recebeu uma menção honrosa, na Feira nacional de Artesanato de Vila do Conde, com uma obra que designou por "Santo António em Ucrânia".
O seu companheiro, Alexandre Vorontsov, acompanha-a nesta jornada, estando igualmente a criar o seu mundo dentro das esculturas de papel.
As suas obras conseguem encontrar-se na Casa Sandra-Bordados de Viana, em Viana do Castelo.
Assinatura das obras: Kuul
Referências:
Kuul: O mundo da escultura de papel
Catálogo da exposição do coletivo 18



