Figurado de Barcelos : geração Ramalhos.
Teresa Maria da Mota Ferreira, mais conhecido Teresa Ramalho nasceu em 1970, em Galegos S. Martinho, Barcelos.
Teresa é filha de Júlia Ramalho e bisneta da Rosa Ramalho, por isso, tal como o irmão António, a vivência com a bisavó, Rosa, e a mãe, Júlia, desde cedo lhe despertaram o gosto pela arte de modelar o barro.
Teresa Ramalho guarda na memória o tempo que passou a vê-las dar forma ao barro, recriando vivências do mundo real e dando corpo ao universo do fantástico.
Teresa Ramalho é professora de inglês e alemão, no ensino secundário. Às vezes, faz umas obras. Tem mérito reconhecido e muitas pessoas querem ter obras, da filha da Júlia e da bisneta da Rosa.
Em 2003, realizou-se em Portimão a exposição: Gosto de Mulheres, arte e histórias de mulheres também contadas por outros homens , onde a família Ramalho esteve presente com quatro diabos (mulheres) realizadas por cada um dos elementos da Família; Rosa Júlia, António e Teresa. Teresa cria neste âmbito uma mulher diaba, de duas faces, que retrata a mulher no seu todo.
O Museu da Olaria de Barcelos promoveu uma exposição em 2016, “Geração Ramalho”. Nesta exposição foram incluídas obras de toda a geração Ramalho: Rosa, Júlia, António e Teresa.
Teresa acredita que a antiga casa da bisavó , atualmente nas mãos da Camara de Barcelos, ainda possa vir a ser o Museu (Rosa) Ramalho. Assim, e acreditando neste sonho, tem vindo a construir um arquivo da família (entrevistas, imagens fotográficas e filmes, catálogos editados, trabalhos académicos).
Assinatura das obras: TR
Referencias:
Catalogo da exposição: Gosto de Mulheres, arte e histórias de mulheres também contadas por outros homens (2003) , disponibilizada pela Teresa.
Geração Ramalho (2016), Museu da Olaria de Barcelos
