Volodymyr Vakaliuk, conhecido por Volodymyr Volvaka nasceu em 1958 em Zabolotiv, Ucrania, cidade a 50 km da Roménia e a 100 km da Moldávia.
Em 2001 quando a Ucrania se encontrava em crise profunda e era insustentável conseguir sobreviver com alguma dignidade, decide abandonar a sua cidade natal e ir para o estrangeiro.
Na altura pensava que estar de volta passados 1 a 2 anos, mas continua a não querer voltar: vive há 23 anos na cidade de Viseu e nunca mais voltou à sua cidade de natal.
Andar de bicicleta é um dos seus prazeres, um ano depois de estar em Portugal, em 2002, decidiu "correr mundo" com a sua bicicleta e sua tenda. Viajou durante 4 meses, , esteve em 34 países e andou cerca 16.000 km na sua bicicleta.
É fotografo profissional, mas cedo percecionou que não iria conseguir viver da sua profissão. Trabalhou como pedreiro e padeiro mas o lado artístico sempre o encantou e talvez tenha sido por essa razão que encontrou na escultura uma forma de se expressar.
Gosta de trabalhar em diferentes madeiras, nomeadamente trepadeiras, heras, bucho, oliveira e camélias.
Não pensa voltar à Ucrânia, a sua filha ainda vive na Ucrania e o outro filho está a viver nos E.U.A.
Tivemos em contato com este artista no centro da cidade de Viseu. Volodymyr costuma estar todas as manhãs no Rossio, refere que os visienses sabem onde o encontrar e os turistas que visitam a cidade, passam sempre pelo Rossio.
Volodymyr alertou-nos que o podemos conhecer melhor através da página que tem no facebook, é ai que tem as fotos que gosta de fazer, das suas obras e das viagens que realiza.
Assinatura das obras: Volvaka e as mais pequenas , não assinadas
Referencias:
Conversa com o artista em em Julho de 2024.
https://www.facebook.com/volodymyr.volvaka.7

