Francisco Rosado mais conhecido por Mestre Xico Tarefa, nasceu em 1951 no Redondo.
Xico Tarefa iniciou o seu percurso de olaria aos 13 anos, aliás gosta de referir "Oleiro de Redondo desde 1964".
Foi influenciada por grandes Mestres que tinham queda para ensinar: Mestre Lourenço.
Xico Tarefa gosta de referir: "não se pode só saber fazer a peça na roda, o barro tem de ser muito bem amassado para a obra vir a ter uma beleza natural, sendo necessário dar-lhe "um arzinho", harmonia, a cor e essencialmente o rigor que a peça está a pedir".
Xico Tarefa salienta que a escolha dos desenhos que utiliza para as suas obras assentam na ruralidade e intemporalidade dos tempos e são o seu forte e a sua "marca".
A construção das obras passam quase sempre pela roda de oleiro, e requerem engobe, a utilização de um estilete que realce o risco do picotado. A maior parte das peças são depois vidradas e pintadas com sulfato de cobre e bicromato de amónio.
No ano 2000 abriu o seu espaço no Redondo: a "Olaria XT".
Tem sido convidado para participar em várias formações, onde ensina os formandos a compreender os ciclos do barro , contribuindo assim para que a sua arte consiga passar para as novas gerações.
Xico Tarefa é uma pessoa humilde que refere com orgulho: "nasci no barro e vou morrer com ele” e "como num caso de um filho, muitas das peças que faz fica com pena que abalem".
Xico Tarefa faz um conjunto variado de peças: chocolateiras, pratos, saladeiras, cantarinhas, alguidares, barris, pratos de peixe, aparadores de aguardentes, tachos e frigideiras.
Gosta de fazer a feira semanal de Estremoz e o Mercado Mensal da Horta do Castelo no Redondo.
Localização do seu espaço: Rua João Anastácio da Rosa n.º 4, 7170-062 Redondo.
Assinatura das obras: Xico Tarefa
IEFP - obras do Mestre Xico Tarefa.

